01 May 2010

ACIDENTES AMBIENTAIS


Esta semana tivemos a triste noticia de um grande vazamento de óleo apos a explosão de um navio no Golfo do México. Estisse que 5 mil barris de petróleo estejam vazando a cada dia. Segundo informações do site G1.com, o vazamento já atingiu a costa da Louisiana, e ameaça a exploração de peixes e camarões na região, assim como áreas pantanosas e a vida selvagem que lá vive, no que pode se tornar o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.
Já que a exploraçlão do petróleo (um recurso natural que a principio quando in situ, nao causa problema algum ao meio ambiente, mas quando feita sua queima ou "acidentalmente" exposto em qualquer ambiente pode causar catastrofes ambientais) é inevitavel, por que não são feitos estudos mais aprofundados e projetados novos sistemas de seguranca contra vazamentos, explosões de plataformas e tudo mais?
Estuda-se a viabilidade de ursar os recursos do pré-sal, de onde serão tirados diariamante não sei quantos mil barris de petróleo dia. Problemas de vazamentos sempre sarão um grande problema.
Um vazamento de óleo pode destruir diversos ecossistemas, e geralmente, quando perto da costa, o mais atingido infelizmente são os maguezais e sem dúvida o mais frágil dos ecossistemas. Os ambientes costeiros são de extrema importäncia por serem uma area de transição entre oceano e terra. A grande parte das formas de vida marinha sao provindas dos manguezais, ou seja, muito dos alimentos que nós consumimos.
Vamos recaptular alguns vazamentos de grande importancia que aconteceram: Navio-tanque chileno Vicuña, no Porto de Paranaguá / novembro de 2004; Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), da Petrobras, localizada no município de Araucária / julho de 2000; Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, Baia de Guanabara, Rio de Janeiro / janeiro de 2000; e por ai vai.
É inestimavel as perdas de fauna e flora e tambem populacoes ribeirinhas que foram afetados por estes vazamentos. Graças a ONG's e possoas autonomas preocupadas com o meio ambiente que estes desastres não foram maiores.
Eu penso que, se queremos continuar fazendo este tipo de exploracao, transportando e consumindo desenfreadamente o recurso petróleo sem controle em todas as suas fomas de contaminação, nós nao temos a capacidade de usá-lo, se e que voces me entendem.
Novos programas de emergência, barreiras de contenção mais eficientes, ou ate mesmo novas leis com relacao a acidentes ambientais relacionados ao petróleo terão que ser desenvolvidas para que nao venham a ocorrer cenas lamentaveis como esta ocorrida no Golfo do México e que comcerteza acontecem em varios outros lugares do mundo, e muitos sem termos noticias alguma por serem feitos ilegalmente.
Abram os olhos, antes que seja tarde. Revejam seus atos diários e verifiquem se os mesmo não estão indo contra nossos principios.

Ricardo Tourinho Beraldi
Engenheiro Ambiental

No comments:

Post a Comment