07 April 2012

Patagonia Run Here We Go



Que legal!!!! Em um brincadeirinha boba com a Camile acabei luxando minha costela. As vésperas da corrida. Mas, tudo tranquilo, vai dar tudo certo e não vai me comprometer.
Com o objetivo final de conseguir a vaga para a tão sonhada The North Face Ultra Trail Du Mont Blanc, na França, coniderada a prova de Ultramaratona de montanha mais importante do mundo e com um percurso de 166 K, esta prova da Patagonia oferece 3 pontos dos 7 necessários para a UTMB. Mas o desafio é que estes 7 pontos só podem ser somados em 2 provas, então serão necessários mais 4 pontos, povavelmente no final do ano na La Mission.
Para a Patagonia Run foi um caminho difícil, com muitas mudanças antes da prova. No período mais importante de treinos tive o grande prazer de me casar com minha amada mulher Camile, mas em contrapartida foram 2 semanas de treinos perdidas, e esta que seria as 2 semanas mais importantes de treino. Mas valeu a pena a folga!
Fora isso, ainda conto com uma lesão de quadril que me incomoda muito algumas vezes. Correr no asfalto nem pensar, destroi meu quadri. Já na montanha não tenho este problema, acho que nasci para isso mesmo. Algum dia ainda terei minha casinha no meio do mato!
Foram diversos os treinos de montanha para me preparar para esta corrida. Treinos que variavam de 2 a 6 horas e de 15 a 35 km. Os principais locais foram: Pico Paraná, Caratuva, Tucum, Morro da Palha, Caminho do Itupava e Anhangava. Nós somons privilegiados com rotas incríveis para correr em montanha. Qualquer um pode fazer este tipo de treinamento, mas os cuidados tem que ser redobrados.
Nesta prova o total de subidas acumuladas será de 4473 m,  totalizando 8856 m de desnível total.

Por conta da distância e do desnível da prova, meus treinos e meu modo de correr foram totalmente modificados.  Na montanha em treinos de 30 km com 1000 m de desnível em ritmo confortável está ficando nos 5:10 min/km. Na corrida como serão 100K, provavelmente terei que dosar um pouco mais o ritmo. Os grande campeões das provas de 100K de montanha fazem uma média incrível de 5:30 a 5:50 min/km. Isso da mais de 10km/h.
Pretendo fazer esta corrida em 10 horas. Isso daria um ritmo de 6 min/km ou 10 km/h. Sei que não treinei o suficiente mas sei que posso. Estou bem acostumado com corridas longas de aventura onde chegamos a ficar 50 horas correndo como foi a Chauás 300 que fiquei em 5 geral na categoria solo e as provas menores de 80 a 90 km que fazemos quase todo o mês que duram em torno de 12 horas. Inclusive ano passado eu e minha equipe a Marumbi Territórioonline fomos Campeões Paranaenses da Modalidade. Já obtive alguns bons resultados em provas de 50K como o 7 lugar geral do Desafrio Urubici e 6 lugar geral na Watchung Winter Ultras em New Jersey/EUA onde corri com temperatura de -16°C.
Estou com um bom equipamento e isso é o essencial. Irei correr com um Salomon Fellcross e/ou Salomon XT SLAB4, meia de Lã de Merino para aquecimento e transporte de umidade, blusa de tecido Polartec PowerDry, luvas e gorros de Polartec, Bandana Eco Head, dependendo do clima no dia ou um corta-vento Speed Pro da Conquista ou uma jaqueta impermeável e respirável, polaina de comprssão, bermuda de compressão e shorts de corrida.
Vamo que vamo. Raça!!!!!!!!
Dia 10 estou chegando a San Martin de Los Andes para uma aclimatação e conhecer um pouco da cidade que falam que é de mais e respira esporte de aventura.
Neste periodo irei atualizar meu facebook com as últimas notícias.
Valeu,

2 comments:

  1. muque na chocolatera, AAAAAuuuuuuuuuuu

    ReplyDelete
  2. Isso aí Tourinho. Boa prova para você, e sucesso na caminhada, na verdade corrida, rumo ao UTMB.
    Abs.
    César Condrati
    http://condrati.blogspot.com

    ReplyDelete